
Cineclube chega ao sertão do Estado
As ações itinerantes do cineclube promovido pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de PE (Sindsemp/PE) sob a curadoria da cineclubista, Rose Lima, chega a Serra Talhada, segunda cidade mais importante do sertão pernambucano. Na próxima segunda (23), os servidores do Ministério Público de Pernambuco e à população daquela localidade, poderão assistir gratuitamente a exibição de três filmes que tratam de questões como a precariedade vivida pelas mulheres encarceradas e o sistema prisional nacional, o alto índice da morte de jovens negros no Brasil e a criminalização das drogas: os direitos e o acesso à saúde no país. A sessão acontece a partir das 15hs, na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, à Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1280, no bairro de Nossa Senhora da Penha.
Abaixo segue a lista dos filmes com as sinopses:
– Rapsódia para o Homem Negro (25 minutos) / Direção: Gabriel Martins
Sinopse: Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte.
– Baseado no Brasil (29min) / Direção coletiva: Vinicius Falavigna, Matheus L. Zampa e Bruno Accorsi Garcez
Sinopse: No Brasil, é grande a dificuldade para fazer com que as autoridades, políticos e a polícia entendam que usuário é diferente de traficante. E a regularização poderia trazer diversos benefícios para o país, tanto para economia quanto para o fim da criminalização e violência.
– Nascer nas prisões (24 minutos) / Direção : Bia Fioretti
Sinopse: O sistema prisional brasileiro, sinônimo de superlotações, insalubridade, conflitos e abandono, caracteriza-se pela falta de agilidade da justiça, direitos que não são cumpridos e alimenta uma crise social e de saúde pública. O documentário “Nascer nas Prisões”, vinculado à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil (2016), aborda a dura realidade dessa rotina, conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em ter um pré-natal de qualidade, com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém-nascido, além do impacto social.
SERVIÇO:
Sessão de cineclube
Dia: 23.04 (segunda-feira)
Horário: 15hs
Local: Câmara de Vereadores de Serra Talhada, à Rua Enock Ignácio de Oliveira, 1280 – Bairro: N. S. da Penha – Serra Talhada/PE.
Duração: 60 minutos