Sessão de cineclube explora temas como racismo, sistema prisional e criminalização das drogas

No próximo dia 14, tem sessão de cineclube agendada. Os filmes exibidos vão tratar de questões como a precariedade vivida pelas mulheres encarceradas e o sistema prisional nacional; o alto índice da morte de jovens negros no Brasil; e a criminalização das drogas. A curadoria é assinada pela cineclubista, Rose Lima. O encontro acontece às 18hs, no auditório do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de PE (Sindsemp/PE), sediado na Av. Visconde de Suassuna, nº 114, em Santo Amaro. Após a exibição dos filmes, haverá um bate-papo com a cientista social, Edna Jatobá, coordenadora executiva do GAJOP, e com a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Irene Cardoso.

Irene Cardoso, promotora de Justiça do MPPE

Os filmes exibidos são os curtas Rapsódia para o Homem Negro, dirigido por Gabriel Martins, que traz um personagem que foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte; Baseado no Brasil que tem direção coletiva de Vinicius Falavigna, Matheus L. Zampa e Bruno Accorsi Garcez e mostra a dificuldade que se tem no Brasil para fazer com que as autoridades, políticos e a polícia entendam que usuário de drogas é diferente de traficante. O filme mostra como a regularização poderia trazer diversos benefícios para o país, tanto para economia quanto para o fim da criminalização e da violência.

Edna Jatobá é coordenadora executiva do GAJOP e também irá mediar o encontro

Além desses, o documentário Nascer nas prisões produzido pela Fiocruz e lançado no ano passado, sob a direção de Bia Fioretti. Filmado a partir dos resultados de um trabalho de pesquisa em saúde materno-infantil nos presídios brasileiros, o filme aborda os conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em relação ao direito a um pré-natal de qualidade, além de questões com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém nascido, além do impacto social.

SERVIÇO:

Sessão de cineclube

Tema: “Enfrentamento ao racismo: reforma da política de drogas e as relações com o sistema prisional”

Filmes exibidos:

– Rapsódia para o Homem Negro (25 minutos) / Direção: Gabriel Martins

– Baseado no Brasil (29min) / Direção coletiva: Vinicius Falavigna, Matheus L. Zampa e Bruno Accorsi Garcez

– Nascer nas prisões (24 minutos) / Direção : Bia Fioretti

Dia:  14 de junho (quinta-feira)

Horário: 18h

Local:  auditório – sede do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Av. Visconde de Suassuna, nº 114, em Santo Amaro)

Debate: Irene Cardoso (Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Edna Jatobá (Coordenadora Executiva do GAJOP)

Aberto ao público | Entrada Gratuita