Terça (23) tem encontro do Clube de Leitura no Sindicato

Na próxima terça (23), às 18hs, o jornalista e escritor Roberto Beltrão, pesquisador da cultura popular, comanda roda de leitura em torno da sua obra mais recente Algumas Assombrações do Recife Velho: adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre cujo projeto foi realizado em parceria com o roteirista André Balaio e com o desenhista Téo Pinheiro. Beltrão é criador e um dos editores do site “O Recife Assombrado” dedicado à preservação e à divulgação do imaginário pernambucano e também ao fomento da literatura fantástica no Estado. O encontro é aberto ao público em geral e acontece na sede do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE), em Santo Amaro.

Nesse primeiro ciclo do Clube, a temática em discussão é a da literatura fantástica, um gênero literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens.

O autor sugere ao público participante que faça a leitura antecipada da obra em discussão (que encontra-se disponível na biblioteca do Sindicato) para que todos possam interagir com a troca de idéias e experiências vivenciadas a partir da leitura. Além dela, Beltrão, indica o conto “A curva das cruzes” e também assistir o book trailer “Na escuridão das brenhas”, ambos de sua autoria. Nesse último, o leitor segue caminhos ermos e estradas sombrias que levam a fazendas e sítios habitados por fantasmas. Também visita cidades onde, nas ruas, é possível se confrontar com um espectro feminino sedutor ou um lobisomem. Ainda testemunha o ataque de uma cobra gigante saída de um açude e vê misteriosas bolas de fogo azulado no céu noturno. A geografia misteriosa e os seres fantásticos de um Pernambuco cheio de estranhamento estão nas sete narrativas que compõem o livro “Na escuridão das brenhas” (Edições Bagaço), o trabalho que marca a estreia, na ficção, do jornalista Roberto Beltrão.

Roberto Beltrão é editor do site “O Recife Assombrado” dedicado ao fomento da literatura fantástica no Estado

Sobre o livro publicado pelo autor:

Algumas Assombrações do Recife Velho

Lançado pela editora Global no ano passado, a publicação “Algumas Assombrações do Recife Velho”: adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre – é um projeto realizado em parceria com o roteirista André Balaio e com o desenhista Téo Pinheiro.

SUGESTÕES PARA LEITURA ANTECIPADA:

Trailer do Livro “Na escuridão das Brenhas”, de Roberto Beltrão

A curva das cruzes_pdf conto

Assombrações-do-Recife-Velho-Gilberto-Freyre

SERVIÇO:

O que? Clube de Leitura

Tema: Assombrações do Recife Velho – Gilberto Freyre

Quando? 23 de Janeiro de 2018

Horário: a partir das 18hs.

Livro: Algumas Assombrações do Recife Velho (história em quadrinhos)

Palestra com o autor Roberto Beltrão

Local: auditório do Sindicato dos Servidores do MPPE, rua Visconde de Suassuna, 114, bairro de Santo Amaro.

ABERTO AO PÚBLICO