Clube de leitura incentiva à aprendizagem e a interação entre leitores

Um dos melhores exercícios para a memória e a mente, a leitura ajuda a reduzir os níveis de estresse e aumenta o autoconhecimento das pessoas tornando-as mais felizes para desenvolver as atividades do dia a dia. Com base nessas premissas e levando em consideração o pequeno contingente de leitores existentes no país, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE) irá promover atividades regulares do clube de leitura, uma prática antiga que tem raízes no século 18 e que cada vez mais ganha adeptos interessados em compartilhar suas experiências literárias e dar fôlego ao mercado. Os primeiros encontros do clube de leitura do Sindsemp/PE serão realizados nos dias 9 e 23 de janeiro, a partir das 18hs, na sede da entidade, em Santo Amaro.

O tema escolhido para os dois primeiros encontros será a literatura fantástica, um gênero  literário em que narrativas ficcionais estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidos na realidade pela ciência dos tempos em que a obra foi escrita. Todo texto fantástico tem elementos inverossímeis, imaginários, distantes da realidade dos homens. No primeiro encontro no dia 9, os participantes irão debater a obra Literatura fantástica em Pernambuco & Histórias de fantasmas (Edufpe, 2015) com mediação do seu autor, o escritor, poeta e músico, André de Sena, professor de Letras da Universidade Federal de Pernambuco e líder do Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, grupo de estudos criado em 2011 e especializado em obras, gêneros e modalidades imaginativas do século XIX, a exemplo da literatura fantástica e de horror, em âmbito brasileiro e universal.

No dia 23, será a vez do jornalista, pesquisador da cultura popular e escritor, Roberto Beltrão, mediar à discussão em torno da sua obra mais recente lançada este ano: Algumas Assombrações do Recife Velho: adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre – um projeto realizado em parceria com o roteirista André Balaio e com o desenhista Téo Pinheiro. Beltrão é criador e um dos editores de “O Recife Assombrado” (www.orecifeassombrado.com) – site em atividade há 17 anos, dedicado à preservação e à divulgação do imaginário pernambucano e também ao fomento da literatura fantástica no Estado.

A idéia, segundo o presidente do Sindicato, Fernando Ribamar, é estabelecer encontros periódicos com o objetivo de discutir coletivamente um texto ou livro que se leu e proporcionar aos participantes um momento lúdico para debater temas de interesse coletivo. A iniciativa é aberta ao público em geral, sobretudo os servidores do MPPE, e integra o projeto de formação teórico-crítica do Sindsemp/PE. “Queremos incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência da leitura e contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo”, afirma.

Para estimular a maior interação entre os participantes, os mediadores indicam a leitura dos contos: A pata do macaco, do autor W. W. Jacobs; Nas águas do tempo, de Mia Couto; O espírito na garrafa, de autoria dos Irmãos Grimm; o conto Quem sabe? de Guy de Maupassant; e por fim, A mulher alta, escrito por Alarcón. Todos os contos citados estão disponíveis para leitura através dos arquivos que seguem em anexo.

Além deles, o autor sugere aos participantes que leiam com antecedência o livro “Literatura Fantástica em Pernambuco & histórias de fantasmas”, que encontra-se disponível para consulta na biblioteca do Sindicato.

Sobre os livros publicados pelos autores:

Literatura Fantástica em Pernambuco & histórias de fantasmas

Um livro sobre teoria fantástica apresenta dois pontos de partida de sumo interesse. O primeiro é a pesquisa desenvolvida em relação aos temas, às tentativas para se jogar luz em áreas muitas vezes ainda inexploradas referente a determinados autores, obras, teorias literárias, etc. O segundo pode ser encontrado numa perspectiva metacrítica, na própria maneira como os autores dos artigos buscam compreender o fantástico e, de fato, há muitas abordagens interessantes que vão das teorias dramatúrgicas à ficção científica e ao teatro de bonecos, das histórias de horror às artes plásticas e ao cinema, dos regionalismos literários à fotografia e à poesia.

Algumas Assombrações do Recife Velho

Lançado pela editora Global este ano, a publicação “Algumas Assombrações do Recife Velho”: adaptação em quadrinhos da obra “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre – é um projeto realizado em parceria com o roteirista André Balaio e com o desenhista Téo Pinheiro.

SUGESTÕES ARQUIVOS PARA LEITURA:

alarcón (a mulher alta) – conto de horror irmãos grimm (o espírito na garrafa) – conto de fadas mia couto (nas águas do tempo) – conto realismo mágico w. w. jacobs (a pata do macaco) – conto fantástico

SERVIÇO:

O que? Clube de Leitura

Tema: O que é a Literatura Fantástica?

Quando?  9 de Janeiro de 2018

Livro: Literatura Fantástica em Pernambuco & histórias de fantasmas

Palestra com o autor André de Sena.

Horário: a partir das 18hs.

Local: auditório do Sindicato dos Servidores do MPPE, rua Visconde de Suassuna, 114, bairro de Santo Amaro.

Quando? 23 de Janeiro de 2018

Tema: Assombrações do Recife Velho – Gilberto Freyre

Livro: Algumas Assombrações do Recife Velho (história em quadrinhos)

Palestra com autor Roberto Beltrão

Horário: a partir das 18hs.

ENTRADA GRATUITA