Democratização do MP na pauta da sessão de cineclube

Amanhã (12), às 18hs, no auditório do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemppe), tem sessão de cineclube gratuita com exibição de curtas-metragens e bate-papo com mediação cujo tema será a Democratização do MP: reformas e desmontes. Na programação estão os documentários Brasília: contradições de uma cidade nova, que traz uma reflexão sobre como uma cidade inteiramente planejada pode reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país; A luta do povo, que busca traçar um resumo das lutas populares dos anos 70 e início dos anos 80; e Ameaçados, que mostra a luta de pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará por um pedaço de terra para plantar e viver. Além deles, o curta de ficção O dia em que Dorival encarou a guarda, que conta a estória de luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade; e o experimental Engravatados, uma intervenção urbana que questiona o auxílio-paletó. A iniciativa dá continuidade ao projeto de Formação Sindical do Sindsemppe com o objetivo de  fomentar práticas educativas para criação de novas narrativas e socialização do pensamento em relação à sociedade. Serão 60 minutos de projeção com 30 minutos de debates mediados pela cineclubista Rose Lima, colaboradora do Conselho Nacional de Cineclube e responsável pela curadoria dos filmes.

Ameaçados: agricultores do Pará lutam por um pedaço de terra
Engravatados: experimental de Marcelo Pedroso, questiona o auxílio-paletó

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES:

1) Brasília – Contradições de uma Cidade Nova

Documentário | De  Joaquim Pedro de Andrade | 1967 |  23 min | DF |  Colorido

Sinopse: Imagens de Brasília em seu sexto ano e entrevistas com diferentes categorias de habitantes da capital. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?

2) O dia em que Dorival encarou a guarda

Ficção | De Jorge Furtado, José Pedro Goulart |1986| 14 min   |RS | Colorido
Sinopse: Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.

3) Ameaçados

Documentário | De Julia Mariano  | 2014 | 22 min | PA | Colorido

Sinopse: No Brasil profundo, onde a lei e a justiça dependem de nome e sobrenome, a luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. “Ameaçados” mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

4) Engravatados

Experimental | De Marcelo Pedroso | 2011|  4 min | PE | Colorido

Sinopse: Intervenção urbana questiona o auxilio-paletó.

5) A luta do povo

Documentário | De Renato Tapajós | 1980| 30 min|  SP | Colorido

Sinopse: Filme busca traçar um resumo das lutas populares dos anos 1970 e início dos anos 1980.

SERVIÇO:

Sessão de Cineclube

Quando: amanhã (12.07)

Horário: das 18 às 19h30

Onde: auditório do Sindsemppe, (Praça da Indepedência, 75 – Santo Antônio)

Público alvo: público em geral

Entrada Gratuita