I Congresso do Sindsemp/PE será realizado de 7 a 9 de novembro em Recife

Promover um amplo debate sobre as transformações ocorridas no mundo do trabalho, associadas à reestruturação produtiva do país a partir da década de 90, e suas graves consequências para os trabalhadores que têm seus direitos cada dia mais fragmentados. Este é o principal objetivo do I Congresso Sindsemp/PE que o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco irá promover entre os dias 7 e 9 de novembro, em Recife. A iniciativa é pioneira e marca os 20 anos de fundação da entidade que desde sempre luta pela garantia dos direitos da categoria e por melhores formas de organização coletiva capazes de gerar resultados positivos para a classe trabalhadora de uma maneira geral.

Com o tema geral “Superando a precarização do trabalho no serviço público”, o evento terá na abertura, no dia 7, a cientista social e pesquisadora, Lana Bleicher, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na sexta (8), haverá uma breve apresentação sobre a história do Sindicato; exposição e defesa das teses, cujas regras e critérios serão definidas e apresentadas em edital nos próximos dias. Depois, haverá mesas redondas e debates sobre a prática da criação indiscriminada de cargos comissionados que, sabe-se, é uma realidade na maioria dos MPs, além da terceirização de atividades atribuídas a servidores efetivos; a burla do concurso público e suas consequências; e a participação política democrática como condição de proteção laboral. Após o encerramento das atividades, os congressistas irão desfrutar de um momento cultural e de lazer no terraço do Ed. Ipsep.

No sábado (9), será a sessão para debate da reforma estatutária do Sindsemp/PE, cujas alterações estão em fase de discussão pela diretoria e delegados e delegadas escolhidos durante as assembleias gerais itinerantes realizadas no último mês em todas as promotorias de justiça do Estado.

Programa do Congresso_compressed