Lideranças sindicais do Estado iniciam nesta sexta (18) curso de formação sobre sociedade, democracia e movimento sindical na UFPE

O sociólogo e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Véras, ministra aula inaugural

Promover a integração da universidade e o mundo do trabalho por meio da “produção, socialização, memória e difusão do conhecimento” em um contexto de grande enfrentamento dos trabalhadores na defesa das lutas sociais, da dignidade humana e dos direitos fundamentais consagrados na constituição cidadã. É com este objetivo que 40 lideranças sindicais do Estado iniciam amanhã (14), o curso de extensão para formação de dirigentes em sociedade, democracia e movimento sindical realizado através de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa pioneira em Pernambuco, já que é concebida dentro da universidade, visa contribuir para a articulação entre a universidade e o mundo do trabalho por meio da educação dos trabalhadores inseridos nas organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais.

A aula inaugural será às 9hs, no auditório da Coordenadoria de Ciência do Nordeste (Cecine-UFPE), com abertura do sociólogo Roberto Véras, professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que vai expor sobre o trabalho e os trabalhadores na sociedade e falar sobre o paradigma da flexibilização, as implicações para o mundo trabalho e os novos desafios do sindicalismo. Véras tem concentrado sua atuação em áreas como sindicalismo e contestação social, qualificação profissional, políticas públicas de trabalho, diálogo social, cidadania, entre outros temas, onde tem vários trabalhos publicados.

O curso acontece até o dia 27 de outubro e tem carga horária de 56 horas. A modalidade é em formato presencial com seminário de 8 horas em cada aula. Ao final do curso, os alunos irão produzir artigos que irão compor o livro. A certificação é conferida pela UFPE. A capacitação é promovida pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp-PE), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE), Sindicato dos Professores de Jaboatão (Sinproja), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de PE (Sintufepe).

Dirigentes do Sindsemp-PE participam do curso

PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

Dia 18 de agosto. 9h. Auditório Cecine

Aula Inaugural – Sociedade, Democracia e Movimento Sindical

Professor Roberto Verás – UFPB

Ementa: trabalho e trabalhadores na sociedade. Sindicalismo, proteção social  e democracia. Sindicalismo e democracia no Brasil. O paradigma da flexibilização, as implicações para o mundo trabalho e os novos desafios do sindicalismo.

Dia 01 de setembro. 9h. Auditório Cecine

Professor Antônio Paulo Rezende – UFPE

Aula: o trabalho na sociedade histórica: impasses, dominação, criação.

Ementa: debater as relações de trabalho históricas e as suas interpretações e significados políticos.

Dia 15 de setembro. 9h. Auditório Cecine

Professor Flávio Brayner – UFPE

Aula: Os significados da política e do poder.

Ementa:

O curso oferece uma visão histórica da democracia, desde

sua origem grega até os impasses atuais, analisa a relação entre

espaço público e privado na Modernidade – assim como o

esfacelamento da esfera pública – e discute a a noção de “Poder”em

três autores: Hanah Arendt, Max Weber e Michel Foucault.

Dia 29 de setembro. 9h. Auditório Cecine

Professora: Isabel Guiller – UFPE

Aula: A construção dos poderes no Brasil: o autoritarismo e as alternativas.

Ementa: Cultura política no Brasil, cidadania e participação popular em períodos autoritários.

Dia 06 de outubro. 9h. Auditório Cecine

Professor Érico Andrade – UFPE

Aula: A utopias e a liberdade política.

Ementa: conceitos que serão trabalhados: Utopia, Liberdade , novas formas de organização política: Os ocupes novos rumos da esquerda, realismo político ou utopia do possível? Corpo e política, A revolução integral.

Dia 20 de outubro. 9h. Auditório Cecine

Professora Socorro Abreu– UFPE

Aula: A contemporaneidade: globalização,  crises, desmanches.

Ementa: Este encontro tem por objetivo fornecer elementos que ampliem o conhecimento com vistas a aprofundar o debate em torno do mundo na contemporaneidade. Entender e problematizar o processo de globalização, num momento de intensificação das crises que se colocam nas diferentes esferas das relações sociais, implica pensar a possibilidade de continuidades, mas também de rupturas. Que alternativas efetivamente se colocam?

Dia 27 de outubro. 9hs. Auditório Cecine

Aula: Avaliação e debates gerais sobre os conteúdos