Nota de Agradecimento

A Diretoria do SINDSEMPPE – que lamenta não poder finalizar a gestão por motivos já amplamente debatidos e divulgados – vem a público manifestar sinceros agradecimentos a todas as pessoas que, durante os últimos 16 meses, acreditaram em uma gestão democrática e transparente, focada no bem estar dos(as) filiados(as) e comprometida com as causas de todos(as) servidores(as), sem distinções ou privilégios a cargos específicos.

A gestão atual foi assumida em meio a uma crise de liderança do Sindicato, que há mais de 6 meses encontrava-se sem diretoria. Com um sentimento de responsabilidade para com a classe, tendo em vista pautas urgentes que precisavam de direcionamento, seus integrantes assumiram a difícil missão de valorizar a participação política da entidade, procurando construir uma administração de cunho coletivo, horizontal e acolhedor.

Durante todo seu mandato, a Diretoria buscou a primazia pelo respeito aos(às) filiados(as), descentralizando a decisão sobre a prioridade das ações, profissionalizando e aprimorando a política de comunicação. Para isso, foi extinta a lista de e-mails que, a despeito de sua função inicial, era utilizada como instrumento de ataques pessoais e de desestabilização da categoria; foi criada uma Intranet – que permitiu o surgimento de um espaço democrático de divulgação de assuntos de interesse da classe e de troca de ideias; e foi realizada a 1ª Jornada de Estudos Sindicais, com representantes de todo o estado, entre outras ações.

A representação atual da entidade procurou mostrar que o órgão não tem como única função a reivindicação por melhorias salariais, mas que pode bem mais. Buscou-se a construção de ações de valorização ampla dos(as) filiados(as) e de resgate de valores inerentes à ideia de um Sindicato forte. Neste sentido, é importante fazer um balanço de algumas das conquistas da gestão:

• Aumento significativo do número de filiados(as) – de 323 para mais de 500 filiados, o que representa aproximadamente 85% da categoria;
• Aumento no saldo da conta corrente da entidade, mesmo com os inúmeros investimentos realizados na nova sede e com a redução da base de incidência da contribuição sindical;
• Divulgação mensal das contas (compromisso estabelecido pela diretoria na época das eleições);
• Aumento do número de convênios (compromisso estabelecido pela diretoria na época das eleições) – hoje, mais de 80 – com sorteio de vários prêmios, tais como bolsas de pós graduação, passagens aéreas, etc.;
• Redução da alíquota de contribuição sindical (compromisso estabelecido pela diretoria na época das eleições);
• Inauguração da nova sede, contando com espaços para eventos, auditório e biblioteca;
• Envio de e-mails personalizados com interesses de cada filiado(a);
• Auxílio saúde (compromisso estabelecido pela diretoria na época das eleições);
• Resgate da diferença do auxílio-alimentação;
• Progressão dos(as) analistas a partir de duas pós-graduações;
• Realização da Jornada de Estudos Sindicais – JES;
• Fomento à integração, a partir de atividades como a festa de final de ano, os encontros temáticos, o encontro culinário, etc.
• Criação de um novo site e da Intranet
• Reivindicação, junto à gestão do MPPE, de pleitos de interesse da categoria (em andamento):
a) concurso de remoção dos servidores,
b) revisão do valor do auxílio saúde,
c) adicional noturno,
d) fracionamento de férias,
e) revisão do auxílio transporte,
f) liberação do(a) presidente(a),
g) aproveitamento de tempo (mudança técnico/analista),
h) definição – em lei – da data base para janeiro

Ao final deste trabalho, reafirmamos que nosso compromisso sempre foi o de fortalecer a categoria, baseando-se na união, no diálogo e no respeito a todos. É importante ressaltar, ainda, que todas as decisões neste período foram construídas de forma coletiva pela diretoria, evitando a personificação das ações e, mais importante, buscando a divisão do fardo das iniciativas que, apesar de não agradar a todos, sempre tinham por intenção o melhor para a categoria.

A todas as pessoas que compõem a classe de sindicalizados do Ministério Público de Pernambuco, a Diretoria do SINDSEMPPE agradece, mais uma vez, e despede-se com a certeza de um dever cumprido.

SINDSEMPPE
A ENTIDADE QUE REPRESENTA TODOS OS SERVIDORES DO MPPE