Racismo, sistema prisional e criminalização das drogas na sessão do cineclube

Questões como a precariedade vivida pelas mulheres encarceradas e o sistema prisional nacional; o alto índice da morte de jovens negros no Brasil; e a criminalização das drogas; serão apresentadas na próxima sessão de cineclube que o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de PE (Sindsemp/PE) realiza no dia 29 de maio, às 18hs. O encontro, sob a curadoria da cineclubista, Rose Lima, acontece no auditório da entidade. Após a exibição dos filmes, haverá um bate-papo com a cientista social, Edna Jatobá, coordenadora executiva do GAJOP, e com a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Irene Cardoso. O Sindicato fica na Av. Visconde de Suassuna, nº 114, em Santo Amaro.

Irene Cardoso é promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco

Edna Jatobá é coordenadora executiva do GAJOP

Lista dos filmes com as sinopses:

– Rapsódia para o Homem Negro (25 minutos) / Direção: Gabriel Martins

Sinopse: Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte.

– Baseado no Brasil (29min) / Direção coletiva: Vinicius Falavigna, Matheus L. Zampa e Bruno Accorsi Garcez

Sinopse: No Brasil, é grande a dificuldade para fazer com que as autoridades, políticos e a polícia entendam que usuário é diferente de traficante. E a regularização poderia trazer diversos benefícios para o país, tanto para economia quanto para o fim da criminalização e violência.

– Nascer nas prisões (24 minutos) / Direção : Bia Fioretti

Sinopse: O sistema prisional brasileiro, sinônimo de superlotações, insalubridade, conflitos e abandono, caracteriza-se pela falta de agilidade da justiça, direitos que não são cumpridos e alimenta uma crise social e de saúde pública. O documentário “Nascer nas Prisões”, vinculado à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil (2016), aborda a dura realidade dessa rotina, conflitos e problemas enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade em ter um pré-natal de qualidade, com doenças evitáveis não adequadamente tratadas, discriminação na hora do parto e dificuldades com o cuidado do recém-nascido, além do impacto social.

SERVIÇO:

Sessão de cineclube

Tema: “Enfrentamento ao racismo: reforma da política de drogas e as relações com o sistema prisional”

Dia:  29 de maio (terça-feira)

Horário: 18h

Local:  auditório – sede do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Av. Visconde de Suassuna, nº 114, em Santo Amaro)

Debate: Irene Cardoso (Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Edna Jatobá (Coordenadora Executiva do GAJOP)

Aberto ao público | Entrada Gratuita