Servidores do Ministério Público têm reunião com Procurador de Justiça para pedir mais democracia na instituição

O Sindicato dos Servidores no Ministério Público (Sindsemppe) entregará carta aberta ao procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, na manhã desta terça-feira, 24 de julho, solicitando mais participação da categoria nas decisões e rumos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O encontro acontece às 11hs, no prédio sede do MPPE, que fica à rua do Imperador, 473, no 4º andar, bairro de Santo Antônio.

Tramita da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar nº 1.984/2018, que altera a Estatuto do Ministério Público. Por meio da deputada estadual, Teresa Leitão (PT), e do deputado estadual, Edilson Silva (Psol), o Sindicato apresentou três emendas com propostas que visam garantir o direito a representante dos servidores efetivos da Instituição ter assento e voz nas reuniões do Colégio de Procuradores; garantir a participação dos servidores efetivos na eleição do procurador-geral de Justiça e o último, que altera os requisitos exigidos para o acesso ao cargo máximo da Ouvidoria, dando a possibilidade de servidores ou cidadãos de conduta ilibada de também concorrer ao cargo.

O presidente do Sindicato, Fernando Ribamar, explica que as medidas propostas cumprem o objetivo de aumentar o controle e a participação social nas atividades da Instituição. Junto com os sindicalistas, estarão a deputada Teresa Leitão e os deputados Edilson Silva e Sérgio Leite (PDT).