Servidores do MPPE são convocados a participar da campanha de doação de medula óssea do Hemope

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de PE (Sindsemp-PE) e a Associação do Ministério Público (AMPPE) se unem ao Governo do Estado, através do Hemope, e promovem na próxima terça (29), um mutirão para cadastro no Registro de Doadores Voluntários de Médula Óssea (Redome). A campanha é aberta ao público em geral e acontece das 9 às 15hs, na sala de audiência do Cash (1º andar – bloco A), no Ed. Paulo Cavalcanti, na Boa Vista.

A ação marca as comemorações do mês do doador de medula óssea agora em setembro e visa atender uma imensa demanda de pacientes que precisam de um transplante de medula e não encontram compatibilidade no seio da família. “É importante que as pessoas se sensibilizem a ajudar o próximo. É um procedimento simples e seguro que pode salvar uma vida”, orienta Josiete Tavares, da coordenação do cadastramento de doadores de medula óssea do Estado. Atualmente no Estado, mais de 1,1 mil pessoas estão na fila de espera por um órgão ou tecido.

Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. O candidato precisa assistir uma palestra sobre a doação e assinar um termo de consentimento, efetivando sua intenção. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes. Os dados do doador voluntário seguem para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e um sistema informatizado cruza as informações desses voluntários com os dados dos pacientes que precisam de transplante e estão cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula óssea (Rereme). Quando é verificada a compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares. Depois de avaliada a condição atual de saúde e confirmada a compatibilidade, o voluntário estará apto para realizar a doação.

SERVIÇO:

CAMPANHA DE CADASTRAMENTO PARA DOAÇÃO DE MEDULA OSSEA

QUANDO: 29.08

HORÁRIO: 9 às 15hs

ONDE: sala de audiência do Cash (1º andar – bloco A), no Ed. Paulo Cavalcanti, na Boa Vista.

INFORMAÇÕES: 3182.4648/ 0800.0811535