Sindsemp/PE promove sessão de cineclube em Camaragibe

Amanhã (18), o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco Sindsempe/PE abre o calendário desse ano das atividades descentralizadas do cineclube junto às sedes do Ministério Público. A sessão será realizada às 12hs, no auditório da Promotoria de Justiça de Camaragibe, localizada ao lado da Prefeitura de Camaragibe. Na ocasião serão exibidos os filmes “Privatizações: a distopia do capital”, dirigido por Silvio Tendler e

e haverá debate mediado por Rose Lima, após a sessão. A iniciativa é aberta ao público.

SERVIÇO:

Sessão de cineclube com exibição do filme “Privatizações: a distopia do capital”

Dia: 18 janeiro (quinta-feira)

Horário: 12h

Local: auditório da sede da Promotoria de Justiça de Camaragibe (Av. Belmino Correia, s/n, Timbi, Camaragibe). Localizada ao lado da Prefeitura de Camaragibe.

Sinopse: “O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a distopia do capital. Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) com o apoio da CUT Nacional, o filme traz a assinatura da produtora Caliban e a força da filmografia de um dos mais respeitados nomes do cinema brasileiro.

Em 56 minutos de projeção, intelectuais, políticos, técnicos e educadores traçam, desde a era Vargas, o percurso de sentimentos e momentos dramáticos da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler. Vale registrar, ainda, o fato dos patrocinadores deste trabalho, fruto de ampla pesquisa, serem as entidades de classe dos engenheiros. Movido pelo permanente combate à perda da soberania em espaços estratégicos da economia, o movimento sindical tem a clareza de que ‘o processo de privatizações da década de 90 é a negação das premissas do projeto de desenvolvimento que sempre defendemos’.”

Direção do filme: Silvio Tender

País: Brasil

Duração: 56 minutos

Link do filme: Refluxo, de Marcelo Pedroso.

ENTRADA GRATUITA