Sindsemp/PE se une a Escola Superior em debates que empoderam as mulheres

Neste mês em que as mulheres são as homenageadas, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE) se une a outras entidades e dá apoio a Escola Superior do MPPE (ESMP) em quatro encontros que serão promovidos durante o mês de março e trarão importantes discussões acerca de temas que permeiam o universo feminino como trabalho, saúde, violência, direitos reprodutivos e violência obstétrica. Os encontros irão acontecer nos dias 12, das 13h30 às 18hs; 19, das 8h30 às 18hs; e 26, das 8h30 às 17hs; nos auditórios da Escola Superior e da Procuradoria Geral, ambos no bairro de Santo Antônio, em Recife.

O objetivo é proporcionar uma reflexão entre os integrantes do MPPE e a sociedade civil sobre os principais obstáculos enfrentados pelas mulheres na contemporaneidade. No dia 12, o público-alvo do evento são os integrantes do MPPE. No dia 19, as vagas são por ordem cronológica de inscrição para integrantes do MPPE, MPF, TJPE, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos da ALEPE, Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais. No dia 26, as vagas também são por ordem cronológica e são para o público interno e externo, integrantes do MPF, TJPE, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos da ALEPE, Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais.

As inscrições devem ser feitas no link https://goo.gl/xoEDrN. No dia 27 de março, haverá a programação cultural com sessão de cineclube organizada pelo Sindsemp/PE com exibição às 14hs, no auditório da ESMP, do longa-documentário “Câmera dos Espelhos”, dirigido por Déa Ferraz. Com produção da Parêa Filmes, Ateliê Produções e Alumia, a obra foi construída através de entrevistas realizadas com vários homens moradores da Região Metropolitana de Recife e mostra um retrato aprofundado sobre o universo masculino e sobre como os homens enxergam o papel das mulheres na sociedade ocidental, tradicionalmente patriarcal e machista. É um filme que lança luz sobre a violência dos discursos banais do machismo e uma exploração minuciosa sobre a identidade feminina, sobre as violências sofridas pelas mulheres no Brasil e até mesmo sobre o cenário social e político do país.

Os encontros contam com o apoio do Projeto Humanização do Parto do MPPE, Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), CAOP Cidadania, CAOP Saúde, CAOP Criminal, CAOP Educação, CAOP Infância e Juventude, Sindsemp/PE e Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE).

PROGRAMAÇÃO:

DATA: 12/03/2018

TEMA: “A MULHER E O MUNDO DO TRABALHO”

HORÁRIO:  13h30 às 18h.

PÚBLICO-ALVO: Integrantes do MPPE (membros, servidores, estagiários e funcionários terceirizados do MPPE).

LOCAL: Auditório da Escola superior do Ministério Público de Pernambuco.

EXPOSITORAS:

• Sílvia Camurça (Socióloga e Coordenadora da ONG SOS Corpo)
  • Paula Fonseca (Psicóloga)

DATA: 19/03/2018

TEMA: “A MULHER E O DIREITO À SAÚDE”

1º PAINEL: Saúde da Mulher: Diversidade e Violência Institucional

HORÁRIO: 8h30 às 12h

PÚBLICO-ALVO: Integrantes do MPPE, MPF, TJPE, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos da ALEPE, Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife, Movimentos Sociais e Organizações Não Governamentais.

EXPOSITORAS:

• Representantes da Gerência de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.
  • Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva (Assistente social do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, coordenando o Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania do Idoso (NAISCI-HUOC).
  • Choppely Glaudyston (Coordenadora da ONG Amo Trans).

2º PAINEL: Direitos Sexuais e Reprodutivos e Violência Obstétrica

HORÁRIO: 13h30 às 18h

EXPOSITORAS:

• Paula Viana (Coordenadora do Grupo Curumim (Organização Não Governamental feminista que desenvolve projetos de fortalecimento da cidadania das mulheres em todas as fases de suas vidas. A ONG atua, principalmente, nas áreas de direitos humanos, saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos, lutando pela igualdade étnico-racial e de gênero, pela justiça social e a democracia).
  • Leila Katz (Coordenadora da UTI obstétrica do IMIP e Professora da pós-graduação (mestrado e doutorado) em Saúde Materno-Infantil do IMIP.
  • Ana Paula Maravalho Borges (Advogada, fundadora da organização não-governamental Observatório Negro e representante da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras).

DATA: 26/03/2018

TEMA: “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

1º PAINEL: “Violência de Gênero contra a mulher: do assédio ao feminicídio”

HORÁRIO: 8h30 às 12h

EXPOSITORAS:

• Ana Paula Portella Ferreira Gomes (Socióloga e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas de Segurança da UFPE).
  • Maria Aparecida Pedrosa Bezerra (Advogada e Secretária da Mulher da Prefeitura da Cidade do Recife).

2º PAINEL: “Violência Doméstica contra a Mulher”

HORÁRIO: 13h30 às 18h.

EXPOSITORAS:

• Lucinery Helena Resende Ferreira (Promotora de Justiça Aposentada do Ministério Público do Pará).
  • Ana Luiza Mousinho da Motta e Silva (Advogada e Presidente da CDMA – Comissão da Mulher Advogada da OAB/PE).
  • Paula Targino e Souza (Psicóloga da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital).
  • Tatiana Craveiro (Assistente Social da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL (Não será necessário fazer inscrição)

07/03/18 – Clube de Leitura

Livro: Ponciá Vicência ( Autora: Conceição Evaristo)

Local: Sede do Sindsemppe