Lideranças sindicais do Estado iniciam nesta sexta (18) curso de formação sobre sociedade, democracia e movimento sindical na UFPE

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone email

O sociólogo e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Roberto Véras, ministra aula inaugural Promover a integração da universidade e o mundo do trabalho por meio da “produção, socialização, memória e difusão do conhecimento” em um contexto de grande enfrentamento dos trabalhadores na defesa das lutas sociais, da dignidade humana e dos direitos fundamentais consagrados na constituição cidadã. É com este objetivo que 40 lideranças sindicais do Estado iniciam amanhã (14), o curso de extensão para formação de dirigentes em sociedade, democracia e movimento sindical realizado através de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa pioneira em Pernambuco, já que é concebida dentro da universidade, visa contribuir para a articulação entre a universidade e o mundo do trabalho por meio da educação dos trabalhadores inseridos nas organizações da sociedade civil e nos movimentos sociais. A aula inaugural será às 9hs, no auditório da Coordenadoria de Ciência do Nordeste (Cecine-UFPE), com abertura do sociólogo Roberto Véras, professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que vai expor sobre o trabalho e os trabalhadores na sociedade e falar sobre o paradigma da flexibilização, as implicações para o mundo trabalho e os novos desafios do sindicalismo. Véras tem concentrado sua atuação em áreas como sindicalismo e contestação social, qualificação profissional, políticas públicas de trabalho, diálogo social, cidadania, entre outros temas, onde tem vários trabalhos publicados. O curso acontece até o dia 27 de outubro e tem carga horária de 56 horas. A modalidade é em formato presencial com seminário de 8 horas em cada aula. Ao final do curso, os alunos irão produzir artigos que irão compor o livro. A certificação é conferida pela UFPE. A capacitação é promovida pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp-PE), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE), Sindicato dos Professores de Jaboatão (Sinproja), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de PE (Sintufepe).
Dirigentes do Sindsemp-PE participam do curso PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
    Dia 18 de agosto. 9h. Auditório Cecine Aula Inaugural – Sociedade, Democracia e Movimento Sindical Professor Roberto Verás – UFPB Ementa: trabalho e trabalhadores na sociedade. Sindicalismo, proteção social  e democracia. Sindicalismo e democracia no Brasil. O paradigma da flexibilização, as implicações para o mundo trabalho e os novos desafios do sindicalismo.   Dia 01 de setembro. 9h. Auditório Cecine Professor Antônio Paulo Rezende – UFPE Aula: o trabalho na sociedade histórica: impasses, dominação, criação. Ementa: debater as relações de trabalho históricas e as suas interpretações e significados políticos.   Dia 15 de setembro. 9h. Auditório Cecine Professor Flávio Brayner – UFPE Aula: Os significados da política e do poder. Ementa: O curso oferece uma visão histórica da democracia, desde sua origem grega até os impasses atuais, analisa a relação entre espaço público e privado na Modernidade – assim como o esfacelamento da esfera pública - e discute a a noção de “Poder”em três autores: Hanah Arendt, Max Weber e Michel Foucault.   Dia 29 de setembro. 9h. Auditório Cecine Professora: Isabel Guiller – UFPE Aula: A construção dos poderes no Brasil: o autoritarismo e as alternativas. Ementa: Cultura política no Brasil, cidadania e participação popular em períodos autoritários.   Dia 06 de outubro. 9h. Auditório Cecine Professor Érico Andrade – UFPE Aula: A utopias e a liberdade política. Ementa: conceitos que serão trabalhados: Utopia, Liberdade , novas formas de organização política: Os ocupes novos rumos da esquerda, realismo político ou utopia do possível? Corpo e política, A revolução integral.   Dia 20 de outubro. 9h. Auditório Cecine Professora Socorro Abreu– UFPE Aula: A contemporaneidade: globalização,  crises, desmanches. Ementa: Este encontro tem por objetivo fornecer elementos que ampliem o conhecimento com vistas a aprofundar o debate em torno do mundo na contemporaneidade. Entender e problematizar o processo de globalização, num momento de intensificação das crises que se colocam nas diferentes esferas das relações sociais, implica pensar a possibilidade de continuidades, mas também de rupturas. Que alternativas efetivamente se colocam?   Dia 27 de outubro. 9hs. Auditório Cecine Aula: Avaliação e debates gerais sobre os conteúdos