Sindsemp/PE participa da 16ª Semana da Mulher da Unicap

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone email

Sempre atento e engajado às questões que envolvem equidade de gênero, respeito, valorização e empoderamento feminino, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de PE (Sindsemp/PE) está apoiando e participando ativamente da construção da 16ª Semana da Mulher promovida pela Unicap em parceria com o Instituto Humanitas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades  acontecem de 5 a 9 de março e contam com uma extensa programação com palestras, debates, exibição de documentários, clube de leitura e o lançamento da campanha “Acolher o diferente é deixar-se acolher” que contempla a instalação de um balão alusivo instalado no jardim do campus da Universidade.

O lançamento da campanha, que conta com o apoio do Sindsemp/PE, será na próxima quarta (7), às 9hs, no auditório G1, que fica no 1º andar do bloco G da Unicap. Na ocasião, participa da mesa, ao lado do reitor, Pe. Pedro Rubens F. Oliveira, e do Pró-reitor Comunitário da Unicap, Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, a assistente social do Ministério Público de PE, Shirley Nascimento, que é diretora de Relações Públicas e Sociais do Sindicato.

CLUBE DE LEITURA - Ainda no dia 7, às 18hs, dentro da programação da Unicap, tem atividade do clube de leitura comandada pela educadora e escritora Haidée Camelo Fonseca, professora da Unicap e doutoranda em semiótica das culturas, sobre o livro Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. A obra descreve os caminhos, as andanças, marcas, sonhos e desencantos da trajetória da protagonista desde a infância ate a idade adulta. A autora traz em sua literatura profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade.  O encontro acontece no auditório do Sindicato, é aberto ao público e integra as ações de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Programação da 16ª Semana da Mulher na Unicap

DIA 05/03/2018 (SEGUNDA-FEIRA)

Documentário: ALÉM DO ESPELHO – Exibição e debate com a diretora Ana Luiza Pinheiro Flauzina.

Local: Cinema da FUNDAJ

Aberto ao público. Entrada Gratuita.

Atividade em parceria com a Fundaj

EXPOSIÇÃO SAGRADO PRIMITIVO

Responsáveis:

Prof. Dr. André Luis de Araujo, SJ

Ana Beatriz Nascimento (Bibliotecária)

Local: Hall da Biblioteca Central

Período: 5 a 20 de março de 2018, durante os três turnos

DIA 07/03/2018 (QUARTA-FEIRA)

LANÇAMENTO DA CAMPANHA:  ACOLHER O DIFERENTE É DEIXAR-SE ACOLHER

Atividade em parceria com Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco

Presenças:

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens F. Oliveira, SJ (Reitor da Unicap)

Prof. Dr. Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, SJ (Pró-reitor Comunitário da Unicap)

Shirley Nascimento, Assistente Social do Ministério Público e Diretora de Relações Públicas e Sociais do Sindicato

MESA DE ABERTURA

Tema: Situação das Mulheres Negras e Indígenas em Contexto de Desigualdade Sociopolítica Brasileira

Palestrantes:

Dra. Thula Rafaela de Oliveira Pires (Pontifícia Universidade Católica- RJ)

Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro (Coordenadora do NEABI/ Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

MSc. Elisa Urbano Ramos (Indígena Pankararu – Conselho Nacional e Estadual de Direitos das Mulheres – Povos Indígenas)

Coordenação:

Profa. Dra. Valdenice José Raimundo (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação)

Apresentação cultural: MPB Unicap

MESA REDONDA

Tema: Segurança para as mulheres nos espaços públicos

Palestrantes:

Profa. Clarissa Duarte Dornelas Camara (Mestre em Planejamento Urbano e Dinâmica dos Espaços pela Universidade de Paris, Sorbone – CCT – Núcleo de Arquitetura e Urbanismo)

Maria Aparecida Pedrosa Bezerra (Poetisa: Cida Pedrosa – Secretária da Mulher da Prefeitura do Recife)

Profa. Dra. Amélia Reynaldo (Doutora pela escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade Politécnica de Catalunya)

Coordenação:

Profa. Dra. Andrea do Nascimento Dornelas Câmara (Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap)

Apresentação cultural: Grupo Capoeira Chapéu de Couro – Mestre Corisco (Unicap)

Local: Auditório Dom Helder Câmara , térreo bloco A

CLUBE DE LEITURA

Livro: Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo.

Participação: Profa. e Cantora Haidée Camelo

Local: Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Av. Visconde Suassuna, 114)

Lançamento do livro

“Sagrado Primitivo” e “Sarau Poético”