PL que trata da democratização do MPPE ainda não foi aprovada

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone email

Ontem (26), pela manhã, representantes da diretoria do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (Sindsemp/PE) estiveram juntos no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para acompanhar de perto a sessão da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e a reunião pública que trata do debate acerca do projeto de lei nº 1.984/2018, que pretende ampliar a participação dos promotores de justiça nos espaços institucionais do MPPE.

Diretoria do Sindsemp/PE representou a categoria

O projeto não foi aprovado na sessão como era o desejo da gestão, o que é um ponto positivo segundo o presidente do Sindsemp/PE, Fernando Ribamar. Ele diz que apesar das constitucionalidades das emendas também não terem sido analisadas no encontro, a previsão é que elas sejam apresentadas em plenária logo após a primeira apreciação do projeto que deverá ser finalizado no início do segundo semestre. “Estamos trabalhando em busca da construção de um consenso com a gestão e até aqui estamos tendo sucesso. Entramos em acordo para que as emendas não fossem consideradas inconstitucionais, o que amplia o nosso poder de discussão”, comemora.

De acordo com Ribamar, o posicionamento da gestão do MPPE, feito pelo procurador geral de Justiça, Francisco Dirceu Gomes, é favorável a pelo menos duas emendas são elas: a que visa garantir o direito a representante dos servidores ter assento e voz nas reuniões do Colégio de Procuradores e seu Órgão Especial; e a que modifica os requisitos exigidos para o acesso ao cargo máximo da Ouvidoria Geral, passando o mesmo a puder ser ocupado por procuradores e promotores de justiça, como também por servidores ou cidadãos de conduta ilibada e em pleno gozo dos seus direitos políticos.

Já a terceira emenda que trata da participação dos servidores efetivos na eleição do Procurador Geral de Justiça, o procurador enfatizou que considera justo o mérito dos servidores no direito ao voto, porém, ele não pode apoiar por ser um pleito que fere a constituição federal. Ribamar diz que o Sindsemp/PE continuará trabalhando durante todo o mês de julho na construção do debate que possa contribuir com o aprofundamento das questões pertinentes a democratização do MPPE, que é uma das maiores bandeiras da atuação do Sindicato. As três emendas foram protocoladas por meio dos mandatos da deputada estadual, Teresa Leitão, e do deputado, Edilson Silva.