Novos critérios das eleições ampliam número e participação dos representantes de base

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone email

Publicado no último dia 1, o edital para as eleições dos representantes sindicais de base para o mandato 2018/2020, cuja votação acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro próximo, traz novidades no que diz respeito ao número de eleitos que saltou de 21 para 30 representantes e aos critérios de lotação, geográfico e setorial. Essa será a segunda vez na história do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemp/PE) em que os servidores irão eleger seus representantes.

Para o presidente do Sindicato, Fernando Ribamar, o pleito é importante e visa ampliar e garantir a participação dos servidores nas demandas da categoria. “Defendemos um Ministério Público democrático em todos os sentidos. Por isso, nada mais coerente e justo do que fazermos isso também no âmbito do Sindicato. As novas formas de representação nos darão melhores condições para o acolhimento das demandas e uma melhor percepção de onde devemos atuar”, enfatiza.

Do ponto de vista dos critérios, o geográfico, irá eleger 1 representante sindical de base para cada grupo de vinte e cinco filiados por circunscrição ministerial, ou fração, resultando num total de dezesseis pessoas. No critério de lotação será eleito 1 membro para cada prédio ministerial da Capital, o que equivale a um total de 6. E, por fim, o setorial irá eleger 8 representantes por seguimento singular ou parcela significativa da categoria assim determinados: técnicos ministeriais, analistas ministeriais, aposentados, negros, pessoa com deficiência, LGBTi, sendo 1 para cada setor; e ainda 2 servidoras mulheres.

O prazo para candidatura dos servidores é até o próximo dia 21 de agosto. As inscrições devem ser efetuadas das 9 às 18hs, na sede do Sindicato, localizada à av. Visconde de Suassuna, nº 114, no bairro de Santo Amaro, em Recife, ou ainda através do e-mail eleicoesrepresentantesindicaldebase2018@sindsemppe.com.br com o assunto: HABILITAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DE BASE. No corpo do e-mail, o candidato deve incluir o nome completo, matrícula, data de posse, cidade e local de lotação, destacando por qual critério está se candidatando.

As eleições terão início às 9 horas do dia 13 e serão encerradas às 18hs do dia 15 de setembro. O voto será realizado de forma exclusivamente eletrônica em um site que será divulgado pela diretoria do Sindicato e onde cada eleitor receberá uma senha individual e terá permissão para votar apenas uma vez. Os eleitores que não estiverem com o cadastro atualizado também poderão votar no equipamento que será disponibilizado na sede do Sindsemp/PE. É importante destacar que, todos os servidores filiados à entidade até o último dia 12 de julho, têm direito ao voto.

O mandato dos representantes eleitos será de 17 de setembro de 2018 a 16 de setembro de 2020. O calendário das eleições estará disponível no endereço http://www.sindsemppe.com.br