Em seu maior evento da história, FENAMP elege nova Coordenação Executiva e aprova plano de lutas

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone email

Por

A maior atividade da história da entidade reformou o estatuto da entidade, elegeu novo sistema diretivo e aprovou plano de lutas e ações para o próximo período. A FENAMP deu mais um importante passo em sua luta. O Iº Congresso Ordinário elegeu uma Coordenação Executiva de 23 integrantes, com representação de 18 de seus 23 estados, e seu Conselho Fiscal para o triênio 2019/2022. A chapa única foi eleita por aclamação, conforme disposição do novo estatuto, discutido no II Congresso Extraordinário, realizado no mesmo local no dia anterior. Para o Conselho Fiscal, foram apresentadas oito candidaturas avulsas e eleitos três titulares e três suplentes. Junto com a eleição, ocorreu a aprovação de um consistente plano de lutas e de ação, que deve impulsionar as ações da entidade com qualidade superior. A carta de Brasília, aprovada pelo VI Fórum Nacional dos Trabalhadores do Ministério Público integra o plano. Também foram aprovadas a priorização do combate a Reforma da Previdência e o relançamento da campanha pela Democratização do Ministério Público, além de ações no campo da Articulação com outras Entidades, Formação, Políticas Sociais, Relações de Trabalho e Agenda Legislativa.

Confira a nominata por Comissão

Coordenação conta com vinte e três integrantes, de 18 Estados.
Comissão de Assuntos Legislativos Elis Slomski PR Aloysio Júnior PB Márcio Gleyson GO Comissão de Assuntos Jurídicos Tony Távora CE Maria Fernanda Carvalho SE Sinivaldo Couto GO Sandra Zembrzuski RS Comissão de Organização e Comunicação Vânia Leal MA Erica Souza BA Vinícius Zanatta RJ Alberto Ledur RS Comissão de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Luis Gustavo MG Vanduir Barbosa MS Marcos Britto RO Comissão de Formação e Políticas Sociais Fernando Ribamar PE Valdeny Barros MA Alexandre Ker MG Guilherme AM Comissão de Articulação Sindical e Movimentos Sociais Gilmar Rodrigues SC Elton Correa AP Maurício Santos PA Comissão de Assuntos Financeiros Aldo Clemente RN Maria Daniella Hollanda RN Conselho Fiscal Titulares João Paulo Freitas BA Dionatã Lima MA José Arimatéia PI Suplentes Glayco de Bem Almeida RS Maria de Lourdes PE José Polycarpo CE   Confira outros pontos aprovados:
  • Combate à reforma da previdência como prioridade máxima pelo prazo de um ano e apoiar a construção de uma Greve Geral;
  • Aderir aos movimento contra as medidas que visam o enfraquecimento da organização sindical no país;
  • Organizar uma atuação unificada com outras federações nacionais com vistas a aprovação da Negociação Coletiva no Serviço Público;
  • Realizar as campanhas Nacionais de Sindicalização, de Democratização do MP, e de combate a precarização no Serviço Público;
  • Construir um protocolo de atuação das entidades para acolhimento de casos de assédio moral e saúde mental;
  • Propor ao CNMP uma Política Nacional de Enfrentamento ao Assédio Moral; f. Reimprimir a Cartilha sobre Assédio Moral do CNMP e produzir materiais próprios permanentes;
  • Propor uma Formação Nacional de Dirigentes para atuação em casos de Assédio Moral;
  • Criação do observatório do MP,
  • Criação de comissões para acompanhamento da proposta de resolução sobre cargos comissionados que tramita no CNMP, incluindo plantões;
  • Realização de campanha nacional denunciando a situação dos cargos comissionados nos MPs brasileiros;
  • Proposição junto ao CNMP de resolução que verse sobre assédio moral e sexual;
  • Incorporar o ForumMP aos eventos anuais da Fenamp (plenária e congresso)
  • Manutenção da luta pela PEC do Voto;
  • Ação de marketing pela valorização dos servidores públicos;
  • Proposição de parceria à CONAMP contra a reforma da previdência.

Perfil das delegações inscritas no Congresso

A Organização do Congresso elaborou uma pesquisa sobre o perfil dos delegados, observadores e convidados credenciados. Ao todo 87 delegados inscritos e 4 Convidados. Confira:
Foram dezenove delegações, além de convidados do SINDSEMP-MG, SINDSEMP-AC E SINDSEMPES